top of page

AR LIVRE

A Regra dos "três".

Muitos começariam por explicar os 7 elementos básicos da vida ao ar livre, mas nós gostaríamos de explicar a regra dos "três" em primeiro lugar por ser a base para se conseguir estabelecer prioridades quanto a esses 7 elementos básicos.

O ser humano consegue em média, e antes de irremediavelmente perder funções vitais de forma permanente ou de perder a sua própria vida, subsistir a:

3 MINUTOS sem óxigénio (ou com uma ferida por estancar que sangre profusamante -  p.e. rutura arterial).

3 HORAS exposto aos elementos naturais: frio, calor, chuva, neve...

3 DIAS sem água

3 SEMANAS sem comida

 

Tudo isto dependendo do terreno, da sua condição física, e da sua habilidade para a vida ao ar livre.

Os 5 C's

Os sete elementos que vamos agora referir são divididos em dois Grupos que podem ser variados conforme a necessidade da Regra dos Três ditar.

F - Fogo

A - Abrigo

C - Comida

A - Água

Este é o primeiro grupo, chamado também das NECESSIDADES VITAIS. Propositadamente não se seguiu a ordem de prioridades para criar a menemónica fácil de decorar que é FACA.

FOGO e ABRIGO estão intimamente ligados. Se o abrigo nos protege dos elementos, o fogo é essencial para nos sentirmos melhor nesse abrigo, e permite realizar uma quantidade de tarefas essenciais à vida ao ar livre, como ferver água para a purificar, cozinhar e sinalizar, para além de levantar a moral.

A necessidade seguinte é a ÁGUA. Se podemos resistir 3 horas sem abrigo, sem água podemos resistir 3 dias, logo trata-se da prioridade seguinte, e por último a COMIDA. Se estas necessidades estiverem supridas conseguiremos ultrapassar a primeira noite, que é onde se dão os principais acidentes mortais ao ar livre.

 

As TRÊS restantes necessidades, de elevada importância formam o grupo das NECESSIDADES ACESSÓRIAS e são:

P - Primeiros Socorros

O -Orientação

S - Sinalização

 

São necessidades consideradas acessórias apenas do ponto de vista esquemático, isto porque, enquanto é genericamente aceite que as 4 iniciais são imprescíndiveis, não é consensual que as 3 últimas o sejam. Isto é, podem não ser vitais.

Como se disse acima na Regra dos Três, o corpo humano morre em três minutos no caso de sofrer uma ferida profunda em que haja profusa perda de sangue. Parece lógico que os Primeiros Socorros, numa situação dessas, passaram a ser uma NECESSIDADE VITAL (e concerteza estará no topo dessa lista).

Ora estas necessidades vitais implicam alguns conhecimentos que podes aprender nos Escoteiros.

Ensinamos-te a fazer FOGO, e a controlá-lo, o mesmo se passa com a realização de ABRIGOS, a procura, purificação e racionamento da ÁGUA, e a busca de COMIDA, PRIMEIROS SOCORROS, ORIENTAÇÃO e SINALIZAÇÃO.

Vem aprender connosco.

Os Três Melhores Amigos de um Escoteiro

À parte dos 3 artigos do Compromisso de Honra, que todos conhecem, existem 3 peças de material que o Escoteiro deve conhecer, dominar e possuir.

1 - A FACA ou CANIVETE

2 - MEIO DE FAZER FOGO

3 - ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS

Esta lista pode crescer, mas estas três ferramentas devem andar sempre contigo (ou seja não dentro da mochila) sempre que sais para o AR LIVRE.

A FACA

A faca ou canivete do Escoteiro é a sua principal ferramenta. É a mãe de todas as ferramentas de qualquer amante da Vida ao Ar Livre. É quase unânime que a sobrevivência e as artes do mato são impossíveis (ou com grandes probabilidades de insucesso) sem uma faca. Com ela é possível cortar lenha, fazer fogo, construir um abrigo, arranjar água, e arranjar comida (ou fazer instrumentos que a permitem arranjar). Como tal ensinamos-te tudo o que há a saber sobre ela. Desde a SEGURANÇA até à MANUTENÇÃO.

MEIOS PARA FAZER FOGO

A melhor maneira de fazer fogo é ter com que provocar a ignição. Fósforos, isqueiros, pederneiras, firesteels. E alguma forma ou material para iniciar a combustão, vulgo ACENDALHAS.

A urgência de fazer fogo é algo que não se deve desprezar nem negligenciar. É de extrema importância que todos dominem a forma de conseguir fazer fogo em variadas circunstâncias, condições climatéricas, e acesso a materiais. A vida de outra pessoa ou a tua dependem disso.

 

ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS

Os melhores Estojos de Primeiros Socorros, não são aqueles que se compram feitos, mas aqueles que nós próprios fazemos. E aqui referimo-nos ao que lá vem dentro. Mas o importante é que devem conter alguns objectos que não estão relacionados com os Primeiros Socorros propriamente ditos, mas podem salvar-te a vida, ou melhorar substancialmente a tua qualidade de vida ao Ar Livre.

Gosto de referir três:

1 - Fio dental - Serve para amarrações e suturas (porque é asséptico)

2 - Preservativo - É um excelente contentor para água, de reduzidas dimensões e de elevada capacidade

3 - Folha de Alumínio - Permite fazer um contentor para ferver água, cozinhar, e sinalizar.

Podiamos juntar muitos mais elementos, dos quais destacamos:

Anzóis, que com o fio dental podem fazer de linha de pesca

Manta de sobrevivência

Apito

Pequena bússula

Elásticos

etc.

bottom of page